Conhecendo os canais do marketing digital!

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital possui centenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser utilizados para se alcançar os resultados desejados. Utilizando estes canais em suas estratégias de comunicação, você estará otimizando a presença online da sua marca cada vez mais!

Blogs

Sem dúvida é um dos canais mais importantes quando de fala em marketing digital. É por meio dele que sua empresa tem a possibilidade de estabelecer uma autoridade no mercado em que ela atua. Quando se conecta com seu público a empresa transforma visitantes do blog em possíveis clientes. No blog a empresa tem controle total do que acontece e dita que tipo de conteúdo vai ser publicado. Um blog tem como uma de suas principais vantagens o fato de requerer poucos recursos financeiros. Um blog, bem conduzido traz um retorno muito grande para você.

E-mail

Pense em um canal onde você tem contato direto com o assinante. Quando alguém assina uma lista, te dá autorização para enviar conteúdo pois está interessado no que você tem a dizer. O uso de e-mail como estratégia de marketing evoluiu muito com o tempo e não adianta simplesmente disparar emails publicitários torcendo para conseguir uma venda. É preciso se relacionar com seu assinante através de conteúdo relevante.

Mídia Display

São os famosos “banners” e anúncios que vemos em vários sites e portais. Aos poucos a mídia display foi evoluindo e surgiram as Ad Networks, que são redes centralizadas que distribuem os anúncios em vários sites distintos. Hoje existem vários tipos de Ad Networks, algumas mais corporativas, outras de nicho e, claro, temos o AdSense que dispensa apresentações e provavelmente é a maior do mundo.

Redes Sociais

Enquanto cada rede possui um formato diferente e ao contrário dos blogs, nas redes sociais você não tem 100% do controle. Isto acontece porque os usuários têm a capacidade de comentar publicamente nas suas postagens. Nas Redes sociais você consegue uma interação fantástica com o usuário, podem surgir comentários e reações negativas e positivas, mas se você estiver engajando corretamente sua audiência e entregando conteúdos valiosos, sua marca só tem a ganhar.

Publicidade Nativa

É uma publicidade no formato “nativo” do site em que ela se encontra. O crescimento da publicidade nativa é muito associado ao fato de que o público já não tem muita paciência para ser interrompido enquanto consome seu conteúdo. Através da Publicidade Nativa, marcas criam seu próprio conteúdo para inserir em outros sites, mesclando seus conteúdos com a experiência de uso “nativa” deles.

Marketing em Vídeos

Cada vez mais, usuários da Internet estão consumindo conteúdos em vídeo no lugar de conteúdos escritos.

Criar materiais em vídeo é uma excelente estratégia. Com conteúdos dinâmicos, interativos e que comunicam uma mensagem de forma rápida, você aumenta as visitas do seu site e gera tráfego orgânico. Além disso, vídeos são parte importante de uma estratégia de marketing em dispositivos móveis, pois se adaptam com facilidade ao formato mobile.

eBook

O eBook é um material denso, aprofundado e apresenta uma sequência lógica bem definida. Um eBook faz com que as pessoas autorizem que você eventualmente entre em contato com elas. Por ser um material rico, o público não se importa de deixar os dados em formulários em troca do eBook. Isso te dá a possibilidade de gerar Leads, que nada mais é do que construir uma lista de pessoas interessada no tema de negócio da sua empresa.

Webinar

É um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico, onde a comunicação se dá em via única: o apresentador é quem comanda a sessão e tem a palavra. Algumas plataformas oferecem recursos que permitem que a palavra seja dada a qualquer participante. Além disso, embora a ideia seja de que o apresentador é quem fala, há uma série de ferramentas de chat para que a audiência faça perguntas, ou interaja entre si. Muitos webinar costumam oferecer sessões de debate depois do término da apresentação. Sua empresa pode ousar e ter um retorno bastante interessante por esse canal.

Realidade Virtual

São maneiras de ligar o mundo físico ao virtual, de forma que a pessoa entre nessa nova realidade e faça parte dela, estando apta a manipular objetos e desenvolver as mais variadas ações. Através da Realidade Virtual, uma empresa pode criar experiências significativas para o seu público, engajá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo através de uma completa imersão. Por exemplo: em vez de ter um apartamento decorado para potenciais compradores verem com o apartamento seria, muito antes de começar as obras construtoras podem levar o usuário a navegar pelo apartamento como se estivesse lá dentro através da Realidade Virtual.

Novos formatos e canais de marketing digital surgem todos os dias na Internet, o que torna cada vez mais importante entender a fundo os conceitos básicos destes canais, antes de se aventurar por plataformas mais complexas ou novas tecnologias. De qualquer forma, independente do canal ou plataforma, o principal é manter o foco nas boas práticas do marketing. Nos lembramos das experiências que nos fizeram bem e nos proporcionaram uma sensação agradável. Muitas campanhas são fantásticas, mas quando você pergunta a marca do produto ou serviço divulgado… quase ninguém se lembra! Mas quando ela significa algo verdadeiro para você, você nunca se esquecerá dela!

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