Quadrinhos potencializam a assimilação da informação

Os quadrinhos não estão restritos apenas ao mundo das crianças. Adultos podem não se interessar por quadrinhos, com certeza perdem o preconceito pelos gibis quando, por acaso em seu local de trabalho, são apresentados aos quadrinhos institucionais ou “corporativos” e entendem com muito mais facilidade as mesmas informações que costumavam ser passadas por circulares, e-mails ou telas de powerpoint.

Um grande problema hoje em dia,  devido ao grande volume de informações que recebemos diariamente é despertar de verdade o interesse das pessoas. Vamos ver as ferramentas que os quadrinhos usam para conseguir esta atenção.

Visual:

O ser humano é extremamente visual e é através da imagem que absorvemos grande parte das informações. Assim, a informação linear do texto ganha um grande reforço com a ilustração. Ele se torna mais atraente. O visual também enriquece a mensagem, ajudando na sua decodificação e memorização. A informação, além de mais agradável, chega mais completa.

Foco: 

Após despertar o interesse, o desafio é manter a atenção que você capturou até o fim da mensagem. Quando alguém se dedica à leitura, escolhe a melhor hora para ler, quando está mais disposto e relaxado e, assim, mais aberto para receber a informação. É nesse momento de concentração que as empresas estão interessadas, quando a comunicação acontece e garante os resultados efetivos.

Linguagem Oral: 

A linguagem dos Quadrinhos possui uma riqueza de recursos linguísticos capaz de passar o tom de voz do personagem, suas emoções, sua linguagem corporal, som ambiente e movimento. Este fator lhe garante grande dinamismo e vivacidade, entre outras vantagens, em relação a um texto apenas escrito.

Pelas suas características de linguagem falada, podemos argumentar com o leitor, prevendo suas dúvidas e/ou dificuldades. Podemos criar um diálogo informal e divertido e conduzir o seu raciocínio até esclarecer de vez os pontos mais importantes do texto.

Fantasia:

O ser humano sempre teve contato com histórias, parábolas e fábulas. Assim, utilizando a fantasia podemos falar de uma realidade através de metáforas. Depois de assimilar a mensagem de uma história fantástica e perceber sua relação com a realidade, chega-se a conclusões que marcam de forma inesquecível!

Humor:

O humor deixa o leitor mais a vontade e aberto a novos conceitos. Entre outras coisas, faz baixar aquela muralha defensiva que temos diante do desconhecido. Através de uma HQ ou ilustrações divertidas, comunicamos de maneira direta e simpática.

Emoção:

As emoções são contagiantes, podem mudar comportamentos e alcançam o coração do leitor. Uma história cheia de alegria, otimismo e entusiasmo, com personagens consistentes, envolvem muito o leitor com a mensagem. Através dos sentimentos podemos fazer as pessoas pensarem em seus atos e em suas ligações afetivas.

Personalização:

As Histórias em Quadrinhos, os Manuais de Integração e as Cartilhas Institucionais podem ser personalizados. A personalização da mensagem e do visual estará sempre de acordo com a cultura de sua empresa, como por exemplo, na criação de um mascote, inclusão da logomarca ou suas cores.

É fácil entender o que os quadrinhos podem fazer por qualquer negócio.

Os quadrinhos ajudam no trabalho de Recursos Humanos. Os quadrinhos Facilitam o treinamento de pessoal e aumentam o engajamento na Qualidade dos serviços. Quadrinhos também ajudam no trabalho de Educação Ambiental e são uma excelente ferramenta de Marketing e Vendas

Pesquisas comprovam a força da mídia quadrinhos. Depois de ler um gibi, 92% afirmam que conseguiram entender melhor o que antes, para eles, era apenas um emaranhado de conceitos sem muito sentido prático.

Quadrinhos são ferramentas pedagógicas muito poderosas.

Essa constatação é fruto de pesquisas realizadas por empresas de todo o Brasil, que cada vez mais vêm utilizando gibis para transmitir informações sobre assuntos organizacionais aos seus funcionários.

É muito fácil encontrar grandes empresas distribuindo internamente (e em alguns casos para os seus clientes) revistas em quadrinhos sobre norma ISO, segurança no trabalho, segurança ambiental, educação financeira e tantos outros diversos temas pertinentes ao seu dia-a-dia. Através deste artigo, vamos entender o porque. Mas antes disso, fique com o exemplo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *